segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

INICIADOS E JUVENIS VENCEM


As equipas de juvenis e iniciados da Académica alcançaram vitórias muito importantes nos respectivos campeonatos, ao baterem Candal e U. Leiria respectivamente.Em iniciados, a formação de Mário Serpa conseguiu mesmo ascender à liderança da tabela ao levar de vencida o U. Leiria, equipa que ocupava a primeira posição, por 3-0.Um bis de Jorge Correia e Brás foram os autores dos golos de um jogo que confirma aquilo que já muitos previam: a Briosa está muito, muito perto de assegurar a presença na segunda fase. A Naval será o próximo adversário dos "estudantes".


Nos juvenis, a equipa comandada por Tiago Conde venceu o Candal por 1-0 e logrou ultrapassar o Beira Mar na classificação, ocupando agora a quarta posição do campeonato.Na próxima jornada, a Académica desloca-se ao reduto do Repesenses.

sábado, 23 de janeiro de 2010

JUNIORES VENCEM GIL VICENTE E APANHAM O F.C.PORTO

A Académica venceu esta tarde o Gil Vicente por 4 bolas a 2 e beneficiou da derrota do Porto, para os alcançar na tabela classificativa. Académica e F.C.Porto estão assim em 2º lugar a 1 ponto do Guimarães que é o novo líder.
As melhoras Diogo Ribeiro.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

EXERCÍCIOS DE REACÇÃO E DESVIOS

Segue abaixo uma boa série de exercícios com obstáculos que permitem o treino de remates com desvios, bem como exercícios de reacção.. Tais situações ocorrem com frequência nos jogos, quando se tem muitos atletas na frente da área. Treinando com estes obstáculos o guarda - redes apura os seus reflexos para empregá-los na hora da partida.
Tenho feito estes exercícios na Academia com os meus guarda - redes e têm dado um excelente resultado, dificultando muito as defesas no momento dos desvios e apurando a reacção em cada treino que se empregue estes tipos de exercício.



quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

BISSETRIZ DO ÂNGULO

A teoria diz que o guarda - redes se deve posicionar sempre na bissetriz do ângulo formado entre a bola e os postes da baliza. Assim, ele estará no melhor ponto possível e estará posicionado perfeitamente para o remate, fechando ao máximo o ângulo do adversário.
Todavia, é sempre difícil posicionar-se em tal ponto, pois ele é formado por linhas imaginárias. O vídeo que mostro abaixo exibe bem como devemos imaginar estas linhas imaginárias (ver a partir do minuto 1).
A primeira linha é formada a partir da bola para o centro da baliza. As outras duas também saem da bola e encontram os postes. O guarda - redes então deve posicionar - se no centro destas duas, na linha formada pela bola e o centro da baliza.
Este é o posicionamento perfeito que deve ser trabalhado nos treinos para levar a um excelente rendimento nos jogos. Assim, o guarda - redes não precisará de fazer defesas espalhafatosas, mas sim defesas firmes e bem posicionadas.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

FONTE DE EXERCÍCIOS


O site Academy GK, da Inglaterra, traz gratuitamente uma série de exercícios específicos para guarda - redes. A novidade é que como o treinador os pratica no quintal de sua casa, muitos dos exercícios podem ser executados mesmo individualmente.
É uma excelente dica para aqueles keepers que estão a algum tempo sem treinar e querem voltar ao activo, mas não têm tempo para se deslocar a um centro de treinos.
O registo é gratuito. Os vídeos compreendem : aquecimento, firmeza, queda, técnica, deslocamento e bolas altas.

Vá a : www.academygk.co.uk

EXERCíCIO PARA SOCAR A BOLA

Principal dificuldade de muitos guarda - redes, abaixo segue um interessante treino para a técnica do soco. Com o auxílio de uma forca (não precisas colocar o teu treinador ali) o guarda - redes consegue simular algumas situações de jogo, com a colocação de um companheiro na frente para dificultar a jogada. Além disso, o exercício trabalha bastante a impulsão já que se pode elevar a altura da bola.
No outro video, um video curtinho de um exercício também muito bom, para a técnica de socar a bola. Experimentem que vale a pena, aconselho.



EXERCICIOS DE INICIALIZAÇÃO PARA ESCOLAS E INFANTIS

Para aqueles guarda - redes em inicio de carreira a partir de escolas, os vídeos abaixo mostram uma série de exercícios praticados com crianças para o desenvolvimento da técnica. No primeiro, exercícios com os pés, técnica cada vez mais importante nos dias de hoje.
Depois é trabalhado a agilidade dos guarda - redes com diferentes tamanhos de bola, de tênis, de habilidade e de campo.
No segundo video mostra uma série de exercícios de coordenação, técnica, força, entre outros atributos, trabalhos onde eles estão basicamente sentados.
São exercícios que uso na Academia Dolce Vita nos escalões de Escolas e Infantis, e considero alguns deles bastante importantes, porque nestes escalões o mais importante de ensinar é a base.