domingo, 15 de agosto de 2010

FANTÁSTICA BRIOSA VENCE NA LUZ O CAMPEÃO NACIONAL EM TÍTULO


IN SITE OFICIAL:

Minuto 93. Académica reduzida a dez por expulsão de Addy e o Benfica a carregar em cima da defensiva da Briosa que se preocupava sobretudo em despachar a bola para o mais longe possível. O cenário não parecia estar a favor dos "estudantes" mas o brasileiro Laionel não se importou com os quase 50 mil espectadores a puxarem pelo Benfica e, do meio da rua, fez um chapéu a Roberto e deu os três pontos à Académica. Momento que fica na História da Briosa e que merece, sem dúvida, maior destaque nos 90 e alguns minutos com que os "estudantes" iniciaram a Liga Zon Sagres, e logo no território do campeão nacional.

Mas há mais. Muito mais para contar deste primeiro jogo da Académica no campeonato. Durante a semana Orlando e Diogo Valente afirmavam que de uma coisa os adeptos da Briosa poderiam ter a certeza: na atitude os "estudantes" seria certamente os melhores. E assim foi. Que garra, que postura e que futebol a Académica mostrou na Luz...

Sempre muito concentrada ao longo de toda a partida, a Briosa não permitiu veleidades ao Benfica na primeira parte e dividiu o jogo com os encarnados, conseguindo mesmo encostar os campeões nacionais à sua área com perigosos contra-ataques lançados por Sougou e Diogo Valente.

A Académica mostrava classe na Luz e o primeiro balde de água fria para os adeptos da casa surgiu à passagem do minuto 26 . Diogo Valente cobrou um livre para a área do Benfica e Miguel Fidalgo salta mais alto que os centrais benfiquistas para fazer o 1-0. Primeira festa no banco da Briosa e também na bancada onde estavam concentrados os adeptos dos "estudantes" que, como sempre, não faltaram com o apoio à sua equipa.

Até ao intervalo, a Briosa conseguiu gerir a vantagem e foi para o descanso com uma vitória justa na bagagem. Mas a segunda metade seria diferente... E tudo começou logo nos primeiros minutos da etapa complementar com Cosme Machado a destacar-se no encontro ao expulsar David Addy em apenas cinco minutos. O lateral esquerdo ganês viu o primeiro amarelo e pouco depois cometeu nova infracção que o juiz de Braga entendeu ser punível com novo cartão. Apesar das muitas dúvidas em ambos os lances, pouco havia a protestar e a Briosa tinha pela frente o resto da partida a jogar com menos um.

Em casa do campeão nacional e com todas as contrariedades que foram surgindo, o resultado final dos "estudantes" é ainda mais saboroso mas já lá vamos. Antes dos festejos, e sejamos sinceros, só deu Benfica. Mas também assim teria de ser. Eram os encarnados que perdiam e tinham de ser eles a procurar o empate. A Académica segurou o jogo de Jorge Jesus durante largos minutos mas com menos um em campo a tarefa era muito difícil.

E foi aos 62 minutos que o Benfica chegou ao empate. Fábio Coentrão passou por Diogo Melo e por Pedrinho e deu para o argentino Franco Jara fazer o golo dos encarnados. Peiser nada podia fazer e o Estádio da Luz ganhava novo ânimo e puxava os encarnados para a vitória. Pelo menos para tentarem, mas não passou disso.

Os da casa caíram de produção devido à excelente organização defensiva da Académica mas mesmo assim procuravam novo golo a todo o custo. A Briosa despachava o bola como podia mas sempre com o objectivo de a fazer chegar até à baliza adversária, e foi precisamente aqui que os "estudantes" ganharam o jogo. A equipa de Jorge Costa não entrou no desespero de aliviar constantemente a bola e saiu a jogar sempre que podia.

E foi então num desses lances que a Briosa alcançou uma merecida vitória. No último minuto de descontos, Júnior Paraíba tocou para Laionel que, do meio da rua, bateu Roberto pela segunda vez. Grande festa na bancada dos adeptos da Académica e no banco de suplentes, todos saltaram de alegria para festejar no relvado.

Cosme Machado dava o apito final e confirmava a vitória da Académica no primeiro jogo da Liga Zon Sagres. E de uma coisa se pode ter a certeza. Na prática, o triunfo vale como todos os outros, são três pontos. Mas esta vitória vale muito mais que isso... Vencer no reduto do campeão é algo notável e hoje a História da Briosa ganhou mais umas páginas de ouro.

Na próxima sexta-feira, a Académica recebe o Olhanense em Coimbra, pelas 20:15 e pode atingir o primeiro lugar da tabela classificativa. Força Briosa!

JUVENIS RECEBEM O BEIRA MAR NO PRÓXIMO DOMINGO:
O jogo fora diante o Padroense a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de Juvenis, foi adiado para dia 26 de Agosto. Entretanto no próximo Domingo a Briosa recebe o Beira Mar num jogo a contar para a 2ª jornada.

JUNIORES VENCEM PRIMEIRA JORNADA:
Os juniores da Académica, receberam e venceram o Moreirense por 4 - 2, num jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores, Zona Norte 1ªDivisão.
Na próxima terça feira a Briosa desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, num jogo a contar para a 2ª jornada.

Sem comentários:

Enviar um comentário