Pedro Roma é e sempre será o melhor guarda - redes que a Académica teve, respeitando todos os outros que envergaram a camisola da Briosa, é um ícone do nosso clube, um dos melhores a nivel nacional na baliza e acima de tudo um grande profissional, que entrega tudo dentro do campo e fora dele. Conheci o Pedro, estava eu com 11 anos de idade, tinha acabado de entrar para os Infantis da Académica como guarda - redes, e ainda me recordo que o Pedro foi o primeiro idolo que eu tive, na altura, ele era o guarda -redes dos juniores da Académica, e lembra-me que eu o tentava imitar, via os jogos todos dos juniores no Santa Cruz, só para ver o meu idolo, e também defender como ele. Também me recordo que por vezes no fim do meu treino dos infantis, me sentava na bancada atrás da baliza do antiguinho Santa Cruz, para ver o treino que o treinador estava a dar aos guardiões dos junióres, e vibrava com as defesas que o Pedro Roma fazia, e pensava para mim, no Domingo tenho que defender igual. Há um momento que nunca me irá sair da memória, nunca me irei esquecer. Num célebre Domingo de Primavera, eu tive jogo ás 9h00 da manhã para o campeonato de Infantis, os juniores iam jogar a seguir ás 11h00, mas já estavam a ver o nosso jogo. O jogo estava a correr bem para o nosso lado, mas há uma altura em que num dos ataques da equipa adversária, eu faço uma defesa dificil,e defendo para canto, quando ouço da bancada, a voz do Pedro a dizer: Boa Helder, Força miúdo !!!. Vocês não imaginam a alegria que eu senti a ouvir aquilo, o meu idolo a dar-me apoio, a força que senti, com essas palavras o Pedro mostrou já na altura a grande humildade que o acompanha ainda hoje. Nesse dia senti-me o jogador mais feliz do mundo, não sofri golos, ajudei a minha equipa a ganhar mais um jogo, e o guarda -redes que era um exemplo para mim transmitiu-me palavras de apoio, como jogador foi o dia mais feliz da minha vida.
O Pedro Roma é um exemplo a seguir pelos jovens da formação de hoje, não só pelo seu enorme valor desportivo, mas também pelo seu valor humano, quem o conhece bem, sabe que ele é um grande homem com H grande. E eu nos treinos que dou tento transmitir isso aos futuros guarda - redes da Académica, e eles sabem disso, eles sabem que o Pedro é um simbolo da Académica, é um exemplo a seguir. Ao inicio quando entrei para a formação da Académica , numa conversa com os miúdos, conversávamos acerca dos nossos ídolos, e quase todos eles além dos guarda-redes da europa e dos 3 grandes, falaram do Pedro Roma, falaram das grandes defesas que ele fez, e quando lhes disse que iríamos treinar com ele um dia por semana, vocês nem imaginam o brilho que ia nos olhos dos miúdos, a alegria que sentiram.
Pedro obrigado por ser teu amigo, por tu, o Pejô e o Camilo darem- me a oportunidade de trabalhar na formação, como disse num post anterior, prometo muito empenho e dedicação.
Tu foste um exemplo que eu tentei seguir enquanto fui guarda -redes de futebol, vi-te defender em vários clubes, Académica, Benfica, Braga, Gil Vicente ( joguei lá um ano antes de ires para lá ),Naval, e também pela nossa Selecção Nacional, e ainda hoje, actualmente, quer queiram ou não, és o melhor guarda - redes da Académica, porque quem sabe, nunca esquece, e mostras por tudo o que se passa, o grande profissional que és, e o grande carinho que sempre sentiste e sentes pela nossa Académica, continuas a ser o nosso Capitão, sempre.
Força Pedro !!!