segunda-feira, 26 de julho de 2010

1º TORNEIO INTERNACIONAL DE JUNIORES


IN SITE OFICIAL:
Um simples sonho transformou-se em realidade. Muitos dias, muitas horas e muitas reuniões depois, a Académica conseguiu pôr de pé um objectivo que perseguia há muito. O Departamento de Formação da Briosa meteu mãos à obra e o resultado final não podia ser melhor. Os "estudantes" vão apresentar o 1º Torneio Internacional de Futebol Júnior "Cidade de Coimbra", uma competição amigável que vai juntar na mesma prova as equipas de juniores da Académica, Sporting, Celta de Vigo e Burnley.

Com o indispensável apoio da Câmara Municipal de Coimbra, a Académica é a grande responsável pela organização de um torneio que se vai disputar nos dias 6 e 7 de Agosto e que terá como palcos o Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro, e o Estádio Finibanco Cidade de Coimbra.

A competição será oficialmente apresentada na próxima terça-feira, dia 27 de Julho, na sala de imprensa do Estádio Finibanco Cidade de Coimbra numa conferência conjunta onde também estará presente o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Luís Providência.

Os participantes, esses, dispensam apresentações. A Briosa, que no passado por pouco não se apurou para a fase final do Campeonato Nacional de Juniores, é uma potência do futebol jovem em Portugal e para isso muito contribuiu o nascimento da Academia Dolce Vita, uma estrutura que dá a todos os atletas as condições necessárias para evoluirem não só no mundo do futebol mas também fora das quatro linhas. A Académica caracteriza-se ainda por dar prioridade aos desempenhos escolares dos seus jogadores, uma política que infelizmente parece ter deixado de ser essencial para alguns clubes portugueses.

A outra equipa portuguesa que vai estar em acção no 1º Torneio Internacional de Futebol Júnior "Cidade de Coimbra" vai ser o actual campeão nacional de juniores, o Sporting. A turma leonina está sempre no lote de favoritos a vencer o Campeonato Nacional e nos últimos anos tem conquistado muitos títulos não só no panorama nacional mas também internacional, onde conta com presença em muitos torneios de alto prestígio.

Celta de Vigo e Burnley dão a esta competição o cariz internacional de uma prova que promete ser um autêntico sucesso. Os espanhóis do Celta são já presença habitual no nosso país, onde participam em muitos torneios de futebol jovem mas certamente que este organizado pela Académica será sem dúvida um dos mais exigentes onde a formação espanhola irá participar.

Já a presença do Burnley em Coimbra não constitui propriamente uma novidade. Aliás, há bem pouco tempo o Director de Formação da equipa inglesa, Martin Dobson, esteve de visita à Academia Dolce Vita onde ficou encantado com as condições que a Académica proporciona aos mais jovens. A Briosa tem trabalhado em parceria com o Myerscough College e o passo para chegar aos grandes clubes ingleses tornou-se inevitavelmente bem mais curto. Prova disso é o facto de a equipa júnior dos "estudantes" ter realizado o seu estágio de pré-temporada do ano passado por Terras de Sua Majestade onde venceu equipas como o Preston ou o Blackburn Rovers.

Qualidade não falta ao torneio organizado pela Académica pelo que o sucesso organizativo parece ser um dado adquirido. Agora, é esperar que o espectáculo comece...

Académica joga frente ao Burnley; Sporting e Celta lutam pela outra vaga

O mapa de jogos do 1º Torneio Internacional de Futebol Júnior "Cidade de Coimbra" também já é conhecido. A Académica defronta nas meias-finais os ingleses do Burnley em partida que será disputada no sábado, dia 6 de Agosto, pelas 19:30, no Estádio Sérgio Conceição.

Antes, no mesmo local mas às 17:00, Sporting e Celta de Vigo fazem o jogo de estreia do Torneio e começam a então a definir quem merece lugar na final. Recorde-se que os vencedores de ambos os jogos irão lutar pelo título enquanto que os vencidos jogam pelo 3ª e 4ª lugares.

No dia seguinte, 7 de Agosto, o Estádio Finibanco Cidade de Coimbra recebe os jogos decisivos com o jogo de apuramento do terceiro classificado a ficar marcado para as 16:00 enquanto que a grande final será disputada pelas 18:30.

Todos os jogos serão de entrada livre e a qualidade de jogo praticada por todas as equipas promete sem dúvida elevar a organização desta prova para um patamar ainda mais elevado.